terça-feira, 7 de setembro de 2010

Karl Marx, ideologia e classe dominante

Karl Marx ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. A ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
Para Karl Marx a ideologia age mascarando a realidade. Considera a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades, com o objetivo de dominação.
As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes tomadas como e por ideias; estas são então as relações que fazem dessa a classe dominante e, por conseguinte, as ideias da sua dominação.
Os indivíduos que compõem a classe dominante possuem, entre outras coisas, consciência e necessariamente pensam. Assim, a partir do momento em que eles dominam como classe e determinam a extensão e o ritmo de uma época histórica, entre outros domínios, eles também dominam como pensadores, como produtores de ideias, regulando, por inerência, a produção e distribuição das ideias na sua época: portanto, as suas ideias são as ideias dominantes de uma época.
Marx define a burguesia como a classe economicamente dominante na contemporaneidade, mas também assume-na como classe ideologicamente dominante, mesmo quando esta não produz diretamente as representações coletivas vigentes numa determinada sociedade.

Um comentário: